quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Krampus... o demônio do Natal

Olá pessoal...
Provavelmente vocês já conhecem o famoso Krampus, o demônio do Natal - especialmente depois do lançamento do final do mesmo. Mas ainda sim, vou falar sobre ele aqui! haha Tô nêm ai, quero falar dele sim!

O Krampus é uma criatura muito parecida com um demônio, com patas de bode, chifres e correntes junto a ele. Essa criatura tem sua lenda de origem Europeia (Alemanhã, Suiça, Itália, Liechtenstein, Áustria, Eslovênia...) tanto que muitas de suas imagens se encontram com escritas em alemão. E ainda em muitos lugares comemoram de revivem suas histórias, no qual se baseiam que essa criatura na época de Natal companha São Nicolau (Papai Noel) em sua viagem, porém ele tem um objetivo diferente do Papai Noel... Seu objetivo é castigas as crianças que se comportaram mau durante o ano.


Curiosidade: Na imagem ao lado pode se ver a figura representativa de Krampus e outra de São Nicolau (no qual as vestes lembram-se as do Papa)... Sim, esse é o original "Papai Noel". O Papai Noel vestido de vermelho que você conhece, é uma versão criada pela empresa da Coca Cola America, para "mordenizar" e vender uma imagem original do Papai Noel sendo associada com seu produto da Coca Cola. Porém a imagem que a empresa da Coca Cola criou do Papai Noel foi tão eficaz no Marketing, que a ideia pegou mesmo! Pegou tanto que se tornou a versão "oficial" do Papai Noel para quase todo mundo, deixando assim o original e tradicional São Nicolau religioso, sendo esquecido ou deixado-o para apenas os povos tradicionais Europeus recordarem.

O que significa Krampus?
A palavra Krampus vem de Krampen, que no alto alemão antigo significa "Garras".

Há locais ainda que celebram a "vinda do Krampus" no começo de Dezembro... O povo se veste com fantasias com pelo e chifres e vagam pelas ruas assutando as crianças e festejando essas tradição que ainda é uma crença pregada em algumas aldeias e locais no interior de países na Europa.

Porém há muitos locais que nas trocas de cartões de Natal, a imagem que se encontra é a de Krampus e São Nicolau... mantendo o original vivo!

Mas se você precisa de uma dica de filme para o Natal, e gostaria de "ver" mais sobre esse tal demônio chamado Krampus, eu indico o filme "Krampus - O lado negro do Natal/ O terror do Natal" de 2015.
 A história vocês já sabem... Crianças más, Krampus vindo causar o terror! Haha Mas é filme é muito bom e bem produzido, e tem um elenco com atores bons, eu indico!

Porém, há um outro filme com o nome de "Krampus" que comecei e assistir, mas não gostei muito não, pois me pareceu meio barato de mais a produção e meio amador. Nem terminei de assistir-lo... Mas o de 2015 é bom! Vou deixar aqui o trailer para vocês comferirem:

Um comentário:

  1. OW! Que sinistro... Não sabia dessa história...
    Achei seu blog hoje e já estou adorando.
    Parabéns pelo conteúdo, ganhou mais um fã!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...